Compostagem - Reduza o seu Lixo

O mês de janeiro é sempre marcado com muita chuva e muitas enchentes que são causadas pelo excesso de lixo produzido pela população e pela ineficiência de sua coleta.

Então, como resolver esse problema? Como podemos reduzir o lixo que será encaminhado a aterros sanitários?

O melhor e principal meio para redução é a reciclagem, que atualmente tem movimentado muito dinheiro em nosso país, e gerado renda a muitas famílias. Porém, hoje não falaremos sobre reciclagem, mas sobre a COMPOSTAGEM.

A grande dúvida da maioria das pessoas é: O que fazer com o lixo que não pode ser reciclado?
Abaixo, um texto retirado do site do Institudo de Biociências da USP, que nos explica exatamente o que fazer com esse lixo, e como fazer nossa própria composteira.

Processo de Compostagem

Como funciona a compostagem?

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.

O que é uma composteira?

É uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente as feitas em locais pequenos possui proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim. Para saber como funciona uma composteira clique no link ao lado!

Qual a vantagem deste processo?

Dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.

Fonte: http://www.ib.usp.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário